terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os Benefícios dos Alimentos Integrais


    Fazer uma alimentação balanceada exige certo grau de dedicação. É preciso estar atento às porções que consumimos, priorizar alguns alimentos e, principalmente, conhecer bem o que estar comendo para fazer boas escolhas.
    Nos últimos 20 anos as pesquisas na área da saúde apontaram inúmeros benefícios de uma alimentação saudável e junto com os resultados dos estudos fomos apresentados a vários termos, os quais nem sempre conseguimos atribuir o devido valor, mas que podem fazer uma boa diferença no nosso cardápio diário. Os alimentos integrais é um bom exemplo disso.
   Os produtos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação. Atualmente, há um interesse crescente no consumo de alimentos integrais e existe um bom fundamento científico para apoiar esta tendência, já que um número significativo de estudos demonstra as vantagens de seu uso na alimentação.
   Recentemente, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, em conjunto o Departamento da Agricultura e representantes da saúde, apresentou outra iniciativa nesse sentido com as novas recomendações nutricionais do Governo americano, que abandonam a tradicional representação gráfica de uma pirâmide para substituí-la por um prato. Essa nova representação gráfica o “MyPlate”,, tem como objetivo ajudar os consumidores a decidir o que colocar em seus pratos para seguir uma alimentação saudável.
Nesse sentido, um prato em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os lácteos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário