terça-feira, 15 de maio de 2012

10 Maneiras de evitar perda de Cálcio

         Olá pessoal,esse assunto é muito importante, e serve não só para os idosos como também para os jovens,os que praticam exercício.Então, é importante saber que a falta de cálcio no organismo pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo e osteoporose, entre outros problemas.

1. Abuse de leite e derivados: aumente a ingestão para três porções por dia.
2. Coma vegetais verde-escuros: pelo menos duas porções (uma porção = um pires) por dia.
3. Exponha-se ao sol: pelo menos 15 minutos por dia, das 7h às 10h, ou a partir das 16h, ajuda a fixar o cálcio. A alternativa é consumir suplementos de vitamina D.
4. Faça exercícios: o estímulo dos exercícios físicos ajudam na absorção do mineral.
5. Coma sardinha: o peixe é rico em ômega-3 e cálcio, mas opte pelas versões sem óleo.
6. Evite frituras, que atrapalham a absorção dos nutrientes.
7. Evite a cafeína: o consumo de três ou mais xícaras por dia de café ou chás escuros aumentam a acidez do sangue. O organismo, para compensar, retira cálcio dos ossos para tornar o ambiente mais básico.
8. Evite refrigerantes: os acidulantes dos refrigerantes fazem um trabalho parecido com o da cafeína e atrapalham a absorção do nutriente.
9. Evite bebidas alcoólicas em excesso: o álcool promove um desequilíbrio bioquímico que reduz a capacidade do corpo para produzir um novo tecido e repor as perdas.
10. Evite o cigarro: as reações químicas das mais de mil substâncias presentes no cigarro fragilizam o organismo e dobram as necessidades nutricionais dos fumantes. O monóxido de carbono, por exemplo, reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio e, com isso, os ossos ficam mais frágeis e perdem a densidade.