sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Justin Welby é o nove líder da igreja anglicana

       Justin Welby, o bispo de Durham, foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira o novo líder espiritual da Igreja Anglicana, ocupando o posto de arcebispo da Cantuária. Em seu primeiro discurso, Welby se classificou como um otimista e prometeu repensar sua posição contrária ao casamento gay.

- Sei que tenho que ouvir com muita atenção a comunidade GLBT e examinar o meu próprio pensamento religiosa e cuidadosamente. Eu sempre fui contrário ao discurso da exclusão. Acima de tudo na Igreja, precisamos criar espaços seguros para que essas questões possam ser discutidas honestamente e com amor - afirmou.

         Para resolver a disputa interna, um processo seletivo foi feito em segredo e mirou exatamente o bispo de 56 anos. O atual líder, Rowan William, deixará o cargo no fim do ano.Formado em Cambridge, Welby passou anos trabalhando na indústria do petróleo e só embarcou na carreira religiosa nos anos 90. Aos poucos, ele subiu os degraus da Igreja Anglicana.Sua experiência em negócios e em ética ainda o levaram a participar da comissão parlamentar sobre atividades bancárias no início deste ano.
O atual bispo afirmou que o seu sucessor deve rezar "com uma Bíblia na mão e o jornal na outra", disse citando o teólogo Karl Barth.

- Você deve cruzar informações o tempo todo. Usar o que lê nos jornais para direcionar as questões que você coloca na Bíblia - afirmou Williams.

A Igreja Anglicana congrega 80 milhões de fiéis.

Fonte: jornal o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário