segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Partido Comunista Chinês escolhe novas lideranças políticas

     Estão reunidos 2.270 delegados do Partido Comunista Chinês (PCC) no 18º Congresso Nacional da legenda, onde serão decididas as novas lideranças políticas do país. A segunda maior economia do mundo, a China deve escolher também um novo presidente, Xi Jinping, que assumirá o cargo atualmente ocupado por Hu Jintao.

      A presidência do congresso conta com 247 membros, que indicarão os nomes para os devidos cargos. Em seguida, essas indicações são encaminhadas ao Parlamento chinês, que normalmente retifica as decisões do congresso. A reunião que teve início na semana passada dura até esta quarta-feira (14).

     O novo comitê permanente do PCC foi eleito em julho, em Pequim, encerrando as escolhas representativas das lideranças provinciais. Desde o começo deste ano que as lideranças empresariais e de serviços centrais vem sendo modificadas.

      Segundo a definição da agência estatal de notícias da China, Xinhua, os novos líderes do país nasceram depois dos anos 1950, depois da revolução comunista no país, e são definidos como "jovens instruídos que fazem parte de um grupo de idealistas e realistas".

      Para Hu Jintao, o principal risco ao regime está no que chamou de "alienação do povo". Segundo ele, os esforços do governo são para "colocar as pessoas em primeiro lugar".

      Xie Chuntao, professor da Escola do Partido do Comitê Central do PCC, disse que os novos líderes não são tão rígidos nem tão conservadores quanto os antigos, permitindo maior abertura e reformas.

Fonte: Tribuba do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário