quinta-feira, 18 de julho de 2013

Saúde: Atenção!!! Surto de Diarreia atinge Municípios de Alagoas!

        De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), os números de óbitos registrados em decorrência do surto de diarreia que afeta 24 municípios alagoanos já chegaram a 45 até o dia 17 deste mês.
         Segundo o levantamento do Centro de Vigilância da Saúde, de 1º de janeiro até 17 de julho, foram registrados 73.453 casos de diarreia no estado. O número é bem acima do que foi constatado em 2012, onde foram contabilizados 37.656 casos, e demonstra um crescimento de 77% de notificação da doença de uma ano para o outro.
         De acordo com o relatório, dos 102 municípios alagoanos, 25 encontram-se em epidemia, 46 em situação de alerta e apenas 29 dentro da normalidade.
         Ao investigar as causas da epidemia Sandra Canuto expôs que o longo período de estiagem obrigou muitas famílias a buscar fontes alternativas de água. “Muitas dessas fontes – cacimbas, poços, rios e  inclusive alguns carros pipas – estavam com a água contaminada por bactérias e vírus, contaminando a população. O resultado foi o surto, que só será combatido com ações educativas e o tratamento dos doentes”, disse.
        O Ministério da Saúde enviou a Alagoas 7.500 caixas de hipoclorito de sódio para distribuir nos municípios. Isso corresponde a 375 mil frascos, que serão distribuídos entre as cidades.

Ministério da Saúde já enviou mais de 7.000 caixas de hipoclorito de sódio para Alagoas (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

          Além disso, representantes da Secretaria de Saúde Alagoas estiveram em Brasília para uma reunião com integrantes do Ministério da Saúde para discutir medidas de combate o problema, que vem se alastrando no estado.


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário