terça-feira, 16 de setembro de 2014

SAÚDE

SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O VÍRUS HPV SERÁ APLICADA EM ASSÚ/RN





       A Secretaria da Saúde do município do Assú por meio do Programa de Imunizações iniciou no dia 15 de setembro, nas escolas do município e nas Unidades Básicas de Saúde a aplicação da segunda dose da vacina conta o vírus HPV, em meninas de 11 a 13 anos. 

       A vacina a papilomavírus humano – vacina HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia de Saúde Pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. 
       A vacina contra o HPV é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. No entanto, vale ressaltar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer, pois a vacina não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis.
      A campanha visando a segunda dose está sendo aplicada seis meses após a primeira – ocorrida no mês de março deste ano – e a terceira deve ocorrer cinco anos após a primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário